João Miguel, 5, foi um dos primeiros da turminha dele, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Cândida Ferreira, na região da Ressaca, a se vacinar contra a gripe nesta quarta-feira (30/4). Assim como ele, mais 172 crianças foram imunizadas na unidade durante a ação de multivacinação, que está ocorrendo na rede de educação de Contagem. O pequeno, João, aliás, não apenas não chorou e fez um gesto com o braço dizendo: “Não doeu, eu sou forte! Tomei vacina e vou crescer com saúde!”. Assim ele encorajou os outros coleguinhas, que vieram em sequência, a levarem a picadinha tão temida pelos pequenos. CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!
A ação no Cemei aconteceu nessa quarta-feira, visando a ampliação de pessoas imunizadas. A vacinação nas escolas está sendo promovida pela Prefeitura de Contagem, em parceria com os ministérios da Saúde e Educação. Nesta primeira etapa, a iniciativa percorre 46 Cemeis para contemplar mais de 11 mil estudantes da rede pública. Além de o cartão de vacinas das crianças está sendo atualizado, elas também podem receber as doses de rotina, como a tríplice viral, tríplice bacteriana e febre amarela. Para ser vacinada, é obrigatória a apresentação da autorização assinada pelos pais ou responsáveis.
A prefeita Marília Campos esteve presente na ação e ficou impressionada com a coragem da criançada:
“Todos estão felizes em receber a vacina.
A adesão está sendo muito boa por parte das famílias,
que autorizam as crianças a receberem a imunização.
Dessa forma, criamos uma mobilização muito grande
no território e aumento na cobertura vacinal em geral.
Afinal, vacina no braço é o melhor remédio”.
Marília Campos, prefeita de Contagem
A diretora do Cemei Cândida Ferreira, Renata Castro, contou que os pais ficaram bastante satisfeitos com a vacinação na unidade. “Essa organização aqui na própria escola, além de ser um direito da criança, acima de tudo, é mais uma ajuda na proteção à saúde delas”, afirmou.
A campanha contra a gripe também está aberta para toda a população. A vacinação é importante para a prevenção, diante do aumento de casos de síndromes respiratórias, em que o município decretou situação de emergência. Para receber a vacina, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) credenciada e apresentar o documento de identidade.